Indefinição quanto a área cultivada de trigo, segundo a Conab

Publicado em 09/03/2010 13:22

O Banco Popular da China anunciou nesta terça-feira, após os rumores de uma hipotética valorização da moeda chinesa em relação ao dólar, que o iuane continuará com uma cotação "razoável e equilibrada".

Em uma entrevista coletiva, o vice-presidente do Banco Popular, Yi Gang, afirmou que a moeda chinesa continuará apegada à "política estabelecida" que limita sua livre oscilação e que Pequim controlará sua cotação.

"Muitos amigos têm a impressão de que a China impõe um controle sobre a divisa (...). Esta impressão não é correra", disse Yi durante o plenário anual da Assembleia Nacional Popular (ANP, Legislativo).

O funcionário, possivelmente, quis se referir a Estados Unidos e União Europeia (UE), que há anos dizem que a China mantém o valor de sua moeda artificialmente baixo para beneficiar as exportações.

O vice-presidente do banco central chinês também comunicou que a entidade seguirá com sua política de ampliar suas reservas mediante a compra de divisas estrangeiras, incluindo o dólar.

"As reservas de divisas estrangeiras são constituídas, principalmente, por bônus emitidos por governos e agências governamentais de países desenvolvidos e em desenvolvimento com altos índices de solvência", declarou Yi, que também é diretor do órgão estatal de câmbio de divisas.

"O mercado do Tesouro dos EUA é o maior mercado de bônus oficiais do mundo. Nossas reservas de divisas são enormes. Portanto, vocês podem imaginar o quanto o mercado do Tesouro americano é importante para nós", acrescentou.

Tags:

Fonte: IG / Último Segundo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto