RS: Produtores devem colher uma safra menor
Publicado em 12/03/2010 09:35
A colheita do arroz está no começo, no Rio Grande do Sul, maior produtor do grão no país. Este ano, o tempo não ajudou e os produtores devem colher uma safra menor.
Rodrigo Ancinelo esperava ter um bom lucro com o arroz, mas o clima não ajudou e ele terá redução de 40% na produtividade. A propriedade foi alagada pelas enchentes que ocorreram entre outubro e novembro. Com isso, dos 170 hectares cultivados, setenta por cento precisaram ser replantados fora do período ideal do plantio.
O IRGA, Instituto Rio Grandense do Arroz, estima que as lavouras plantadas fora do período recomendado devam ter queda de pelo menos 15% na produtividade. No ano passado, a média de produtividade na fronteira oeste foi de 7,8 mil quilos por hectare na fronteira oeste.
“No período indicado, entre o mês de outubro até 15 de novembro, o reservatório da cooperativa tinha apenas 20% da água. Isso fez com que os produtores não plantassem dentro do período ideal. O manancial de água se recuperou, mas, infelizmente, a chuva era um benefício que recuperava a água, mas não permitia que o produtor plantasse. Em função desta situação, o produtor terminou plantando fora do período ideal”, explicou Décio Detoni, agricultor.
Até agora, apenas 3% das lavouras do estado foram colhidas.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Globo Rural
0 comentário
No México, Abiarroz defende manutenção de acordos que favorecem exportação de arroz
Condições climáticas seguem ruins para plantio de grãos de inverno na Ucrânia, dizem meteorologistas
Semeadura de arroz no Estado do Rio Grande do Sul alcança 9,5% da área estimada
Ibrafe: Preços do feijão estão inferiores aos praticados a semana passada nas fontes
Exportações de grãos da Ucrânia em 10,65 milhões de toneladas até agora em 2024/25, diz ministério
Arroz/Cepea: Fortes chuvas no RS interrompem cultivo e reduzem liquidez