RS: Produtores devem colher uma safra menor

Publicado em 12/03/2010 09:35
A colheita do arroz está no começo, no Rio Grande do Sul, maior produtor do grão no país. Este ano, o tempo não ajudou e os produtores devem colher uma safra menor.

Rodrigo Ancinelo esperava ter um bom lucro com o arroz, mas o clima não ajudou e ele terá redução de 40% na produtividade. A propriedade foi alagada pelas enchentes que ocorreram entre outubro e novembro. Com isso, dos 170 hectares cultivados, setenta por cento precisaram ser replantados fora do período ideal do plantio.

O IRGA, Instituto Rio Grandense do Arroz, estima que as lavouras plantadas fora do período recomendado devam ter queda de pelo menos 15% na produtividade. No ano passado, a média de produtividade na fronteira oeste foi de 7,8 mil quilos por hectare na fronteira oeste.

“No período indicado, entre o mês de outubro até 15 de novembro, o reservatório da cooperativa tinha apenas 20% da água. Isso fez com que os produtores não plantassem dentro do período ideal. O manancial de água se recuperou, mas, infelizmente, a chuva era um benefício que recuperava a água, mas não permitia que o produtor plantasse. Em função desta situação, o produtor terminou plantando fora do período ideal”, explicou Décio Detoni, agricultor.

Até agora, apenas 3% das lavouras do estado foram colhidas.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário