Emater projeta safra recorde de 23,6 milhões de toneladas no RS

Publicado em 18/03/2010 17:53
O número total representa um crescimento de 5,43% sobre a safra do ano passado

A agricultura gaúcha caminha para atingir a marca histórica de 23,6 milhões de toneladas na produção da cinco principais culturas de grãos no Estado (soja, milho, trigo, arroz e feijão) na safra 2009/2010. A estimativa foi divulgada na início da tarde desta quinta-feira, dia 18, pela Emater, durante a Expodireto/Cotrijal em Não-Me-Toque.

A estimativa é resultado de um estudo feito pela órgão na primeira quinzena de março, em 332 municípios gaúchos. Se confirmada, vai superar o recorde anterior, de 23,2 milhões de toneladas na safra 2006/2007.

Para a diretora técnica da Emater/RS, Águeda Mezomo, o avanço na produção se deve aos crescentes investimentos dos produtores em tecnologia de insumos e maquinário, como sistemas de agricultura de precisão.

O número total representa um crescimento de 5,43% sobre a safra do ano passado. Entre as culturas, os maiores crescimentos estão no milho, com alta de 22,7%, e na soja, 18%.

— Sobrou chuva para o milho — explica Mário Nascimento, presidente da Emater/RS.

A projeção deve ser revisada antes do término da colheita da safra, podendo indicar uma produção menor na soja. Isso porque a falta de chuvas nos últimos 20 dias nas principais regiões produtoras pode prejudicar o desenvolvimento das lavouras já que 74% das áreas ainda estão em fase de floração ou enchimento de grãos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Zero Hora

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário