Emater projeta safra recorde de 23,6 milhões de toneladas no RS

Publicado em 18/03/2010 17:53 529 exibições
O número total representa um crescimento de 5,43% sobre a safra do ano passado

A agricultura gaúcha caminha para atingir a marca histórica de 23,6 milhões de toneladas na produção da cinco principais culturas de grãos no Estado (soja, milho, trigo, arroz e feijão) na safra 2009/2010. A estimativa foi divulgada na início da tarde desta quinta-feira, dia 18, pela Emater, durante a Expodireto/Cotrijal em Não-Me-Toque.

A estimativa é resultado de um estudo feito pela órgão na primeira quinzena de março, em 332 municípios gaúchos. Se confirmada, vai superar o recorde anterior, de 23,2 milhões de toneladas na safra 2006/2007.

Para a diretora técnica da Emater/RS, Águeda Mezomo, o avanço na produção se deve aos crescentes investimentos dos produtores em tecnologia de insumos e maquinário, como sistemas de agricultura de precisão.

O número total representa um crescimento de 5,43% sobre a safra do ano passado. Entre as culturas, os maiores crescimentos estão no milho, com alta de 22,7%, e na soja, 18%.

— Sobrou chuva para o milho — explica Mário Nascimento, presidente da Emater/RS.

A projeção deve ser revisada antes do término da colheita da safra, podendo indicar uma produção menor na soja. Isso porque a falta de chuvas nos últimos 20 dias nas principais regiões produtoras pode prejudicar o desenvolvimento das lavouras já que 74% das áreas ainda estão em fase de floração ou enchimento de grãos.

Tags:
Fonte:
Zero Hora

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário