Arroz tem colheita reduzida no RS

Publicado em 19/03/2010 09:09
No estado, milho e soja crescem
Em nova estimativa de safra, a Emater reduziu a previsão de colheita de arroz no Rio Grande do Sul, principal produtor nacional, e elevou as de milho e soja no ciclo 2009/2010. O arroz reflete o impacto negativo das constantes chuvas no período de plantio, o que deve diminuir em 4,96% a produção do Estado em comparação à pesquisa anterior da entidade, de dezembro, para 7,117 milhões de toneladas.

O rendimento do grão caiu na mesma proporção desde o levantamento anterior, para 6.419 toneladas/hectare. Em comparação à safra passada, a produtividade é 10,27% menor. A colheita do arroz está em andamento e atinge 25% da área semeada.

Apesar do efeito negativo do clima sobre o arroz, o Estado poderá ter safra recorde, dependendo das condições até o final da colheita de soja, que está em fase inicial (6% da área). Com base nas condições da primeira quinzena de março, a Emater estimou produção de 9,337 milhões de toneladas de soja, 11,2% acima da previsão de dezembro.

A produtividade subiu 10,35% na mesma comparação, para 2.348 kg/ha. A Emater observou, no entanto, que a falta de chuvas nos últimos 15 dias em algumas regiões produtoras está freando previsões mais otimistas. A soja ainda tem 70% da área em fase de enchimento de grãos.

Considerando as principais culturas do Estado (soja, arroz, milho, trigo e feijão), a Emater projetou a safra 2009/10 em 23,61 milhões de toneladas. Se confirmada, será a maior até agora. A marca anterior era da safra 2006/07, com 23,192 milhões de toneladas.

Mais adiantada, a colheita de milho chega a 44% da área semeada e a lavoura ainda tem 21% em fase de enchimento de grãos. O rendimento tem ficado acima do esperado na pesquisa anterior. A Emater revisou a previsão em 12,1% em comparação à pesquisa de dezembro, para 4.483 kg/ha.

O aumento de produtividade compensa a redução de área e a colheita deve render 5,215 milhões de toneladas. Se for confirmada, o Estado poderá produzir 22,7% a mais que na safra passada, apesar da queda de 16% na área cultivada, na mesma comparação.

Tags:

Fonte: Último Segundo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.