Fundo Latino Americano de Arroz Irrigado desenvolve projeto de pesquisa

Publicado em 24/03/2010 09:04
O Fundo Latino Americano de Arroz Irrigado (Flar) está desenvolvendo um projeto internacional de pesquisa de arroz irrigado. A informação é do presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Maurício Fischer, que no início deste mês foi eleito presidente do Comitê Administrativo da entidade, em reunião realizada em Corrientes, na Argentina.

O projeto está sendo realizado em parceria com três entidades: Instituto Internacional de Pesquisa de Arroz (IRRI), África Rice e Centro Internacional de Agricultura Tropical (Ciat). A pesquisa é baseada em pontos estratégicos como: aproveitamento da diversidade genética;desenvolvimento da planta; resistência a doenças; acelerar o intercâmbio a entrega e adoção de novas cultivares; extração de maiores valores na colheita, no sistema de processamento e novos produtos com base no arroz; fomentar as políticas e estratégias tecnológicas focadas na melhoria da produção e comercialização do arroz.

Segundo Fischer, o acordo para esta pesquisa internacional está previsto conforme as diretrizes do Flar. É uma pesquisa básica, onde serão utilizadas ferramentas da biotecnologia e prevê a recuperação no atraso da tecnologia em biotecnologia.

O Flar compreende um grupo heterogêneo que reúne os setores público e privado da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala,Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Uruguai, Venezuela, além do Ciat.

Tags:

Fonte: Revista Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto