Pãozinho francês poderá ficar até 10% mais caro

Publicado em 26/03/2010 10:28
Se o aumento do imposto de importação de produtos dos Estados Unidos entrar mesmo em vigor, a alta no preço do pãozinho francês já tem data marcada. A partir de 7 de abril, quando passa a valer a sobretaxa sobre o trigo e outros produtos, o consumidor começará a sentir efeitos da retaliação no bolso. O reajuste pode chegar a 10%.

Segundo a Associação dos Industriais de Panificação do Rio (Abipan), que reúne 300 panificadoras no município, o preço da farinha de trigo já subiu 4% desde fevereiro, ainda sem repasse. Outro aumento é esperado. Desta forma, o pão francês vendido hoje a cerca de R$ 6 por quilo pode ficar entre 5% e 10% mais caro para o carioca.

“O preço do pão vai ficar mais caro. Não é só a farinha. Depois, vêm os outros derivados, que aumentam também. Uma coisa acompanha a outra”, diz José Severiano Câmara, presidente da entidade.

Câmara criticou ainda a concorrência dos supermercados. “O supermercado é beneficiado mais do que as padarias na compra do fermento, do trigo. Eles têm preço melhor e tempo maior para pagar e botam preço diferente do cobrado pelas padarias. Isso tudo atrapalha”, reclamou, destacando que o setor de panificação faturou 7% mais em 2009.

Para a Abitrigo, associação da indústria do trigo, a alta pode chegar a 16%. Apenas 5% do trigo usado no Brasil é importado dos Estados Unidos, mas essa cota será duramente afetada pelo aumento no imposto.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
O Dia Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário