Trigo barato

Publicado em 13/04/2010 08:12

Começou o plantio do trigo no Paraná. Este ano, área destinada à cultura deve ser menor porque os agricultores se dizem desestimulados com o preço pago pelo grão.

A poeira levantada pelas máquinas na lavoura mostra que o plantio do trigo já começou. Depois de um ano difícil, o vai-e-vem das plantadeiras no campo é a esperança de uma safra melhor.

"Nós temos de arriscar porque a gente é produtor. A gente faz isso na esperança de que depois a comercialização seja boa e tanto o preço como o tempo ajudem”, falou o agricultor Élcio Favaro.

Em 2009, os preços ficaram abaixo do mínimo estipulado pelo governo e alguns produtores mal conseguiram negociar os grãos. Além disso, veio a chuvarada fora de hora reduzindo a produção.

Desta vez, para compensar possíveis perdas, os produtores investiram em variedades mais resistentes a doenças e com maior produtividade. Assim, caso os preços não fiquem dentro do esperado, eles ganham vendendo uma quantidade maior de grãos.

Élcio e o pai plantaram mais de 200 hectares de trigo. A expectativa é de que as sementes melhoradas geneticamente garantam sucesso nesta safra.

O Paraná deve plantar agora menos trigo do que no ano passado. A estimativa da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento é de uma queda de 12%. São 1,15 milhão de hectares contra 1,3 milhão de hectares.

O agricultor Antônio Luís Peruci manteve a mesma área plantada do ano passado, com cerca de 800 hectares. Ele está confiante. “Torcer para o tempo correr bem e não vir nenhuma geada. Se vier uma produção muito boa, se consegue ter um lucro”, disse.

O preço mínimo do trigo estabelecido pelo governo é R$ 31,80, mas os produtores do Paraná estão vendendo a saca de 60 quilos por R$ 23,67 em média. Em alguns municípios, nem há negócios.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário