Embarque de trigo com problemas de qualidade supera 700 mil toneladas

Publicado em 23/04/2010 08:34 e atualizado em 23/04/2010 10:59
Das cerca de 5 milhões de toneladas de trigo produzidas no país na safra 2009, pelo menos 30%, ou cerca de 1,5 milhão de toneladas, tiveram problemas sérios de qualidade devido a chuvas na colheita, segundo estimativas do mercado. Esta condição, que trouxe insatisfação generalizada do lado das indústrias moageiras e dos produtores, deverá elevar a níveis recordes as exportações do cereal brasileiro este ano. No primeiro trimestre, os embarques de produto, a maior parte destinada à ração animal, foram três vezes maiores que em igual período de 2009.

Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), entre janeiro e março deste ano as vendas ao exterior somaram 744 mil toneladas, ante 232 mil no primeiro trimestre de 2009. A expectativa do mercado é de que esse volume possa superar 1 milhão de toneladas em 2010.

O Brasil produz cerca de metade do seu consumo de trigo, que é da ordem de 10 milhões de toneladas. O restante da demanda é atendido por trigo importado sobretudo de Argentina e Uruguai, cujas lavouras também foram prejudicadas por problemas climáticos.

Tags:

Fonte: Valor Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.