Lucas do Rio Verde: município discute novamente trigo como opção de cultura agrícola

Publicado em 28/04/2010 14:07
Segundo estudos realizados em uma área experimental, cultura do trigo pode sim ser perfeitamente viável em Lucas do Rio Verde, município matogrossense conhecido pela larga produção de milho e soja.


Lucas do Rio Verde, um dos maiores produtores de soja e milho do país, novamente se vê envolta de um debate que afere a viabilidade do trigo no município.


Ainda em 2007 um médio agricultor – com o apoio da secretaria de agricultura e da Fundação Rio Verde – mostrou ao município que o cultivo, feito adequadamente com equipamentos de irrigação – era perfeitamente possível. Ontem à noite o assunto novamente voltou à tona, durante uma audiência no Clube Siriema, que identificou, sobretudo, que a cultura tem amparo e viabilidade econômica. As pesquisas mostram que a produtividade do trigo em lavouras com irrigação artificial, alcançou números interessantes.


Endossado pela secretária de Agricultura, Luciane Copetti, técnicos da Empaer afirmaram que em algumas áreas, a produtividade chegou a 60 sacas por hectare. "A cultura do trigo poderá ser uma alternativa para a segunda safra, substituindo o milho ou o arroz como rotação e até a soja como cultura permanente, desde que seja rentável", resumiram.
 
 
O encontro reuniu um número expressivo de produtores, que ainda de forma bastante tímida, vêm mostrando interesse pela nova possibilidade agrícola. A grande dúvida dos presentes no encontro, porêm, era saber se os investimentos teriam rentabilidade, e se haveriam compradores interessados na produção. Para tirar essas dúvidas representantes da Moinho Mato Grosso, em parceria com a empresa Multigrain, estiveram no evento não só como interlocutores, mas como protagonistas principais desta iniciativa.
 
 
A Moinho Mato Grosso, que foi reativada no final de 2008, trabalha hoje com a moagem de 3.500 toneladas de trigo por mês. A intenção, segundo os representantes da empresa, é dobrar essa capacidade, mas para isso é necessário que haja produção no estado. Segundo eles, todo trigo beneficiado em Mato Grosso é oriundo do estado do Paraná.
 
 
O pesquisador da Emprapa, Hortencio Paro, comentou que a qualidade do trigo irrigado em Mato Grosso é comparada à produção do Canadá, considerada a melhor do mundo. “Isso se dá por que a colheita no estado acontece no final de agosto e início de setembro, que é um período seco”, comentou o pesquisador.
 
 
Perguntado sobre a rentabilidade para o produtor, Paro foi categórico: “Vai depender do preço oferecido pelos compradores. Eu diria que sem medo de errar, que o preço mínimo do trigo estabelecido pelo Ministério da Agricultura é um parâmetro, e se eles pagarem o preço mínimo está fechado o negócio”, finalizou.
 
 
O objetivo é estabelecer parcerias entre a empresa reativada em Cuiabá e os produtores que trabalham com sistema de irrigação, visando o fomento da cultura do trigo no estado. 

 

Tags:

Fonte: Expresso MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto