RS: Produtores esperam que redução de ICMS ajude a escoar trigo

Publicado em 04/05/2010 13:43

O decreto que diminui de 12% para 2% o ICMS do trigo produzido no Rio Grande do Sul e vendido para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais deve sair nesta semana, após a definição do seu prazo de validade e da assinatura da governadora Yeda Crusius. A expectativa é que o benefício devolva competitividade para o escoamento de parte do estoque encalhado. De acordo com a Fecoagro, há 500 mil toneladas com produtores ligados às cooperativas ou cerealistas. A desoneração foi estabelecida em 2008 e reeditada ao longo de 2009, mas sua vigência encerrou-se em 31 de dezembro passado. Às vésperas da nova safra, o mercado gaúcho está parado.

O presidente da Comissão de Trigo da Farsul, Hamilton Jardim, gostaria que o decreto incluísse Santa Catarina e os estados do Nordeste, também compradores do cereal gaúcho. "Estou torcendo que essa medida consiga destravar o mercado, mas, não acredito em reflexo na intenção de plantio." Com o cenário, a Farsul projeta recuo de 20% na área semeada na última safra.

Já para Ricardo Núncio, consultor da Fecoagro, a liquidez a ser proporcionada por esta medida poderá ser importante para definição da próxima safra, cuja semeadura ocorre a partir da segunda quinzena deste mês. A federação, que já cogitou queda de 30% sobre a área de 859,8 mil hectares, acredita agora em recuo de 15% no RS. A nova estimativa se deve ao crescimento da demanda por insumos e à nova classificação do trigo. Na quinta-feira, a Conab divulga a primeira pesquisa de intenção de plantio no Estado. A projeção é de manutenção na área da última safra, antecipou Ernesto Irgang, gerente de desenvolvimento de suporte da Conab. "Há uma pequena tendência de redução."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Correio do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário