Abastecimento do arroz está garantido em 2010

Publicado em 04/05/2010 17:57 239 exibições


O consumidor brasileiro terá garantia de abastecimento de arroz e de estabilidade nos preços este ano, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O anúncio foi feito durante a 19ª reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz, com representantes de governo, produtores e indústria. Apesar da quebra de safra registrada no Rio Grande do Sul, decorrente das enchentes no final de 2009, o Brasil poderá recorrer à importação para o consumo interno. Segundo a analista de mercado da Conab Regina Santos, as políticas de abastecimento, por definição, asseguram volume necessário do grão, que faz parte da cesta básica da população brasileira.

No País, são consumidos anualmente 13 milhões de toneladas de arroz e a produção prevista para este ano será de 11 milhões de toneladas.  A aquisição externa deverá chegar a dois milhões de toneladas, afirmou Regina Santos, que apresentou as conjunturas para o setor. Ela destacou, ainda, que o produto deverá ser importado, principalmente, de países asiáticos, como Vietnã e Tailândia. “Com taxa de câmbio favorável, o preço do arroz tailandês entra no mercado brasileiro a R$ 28,13 o fardo (30 quilos), valor competitivo com os R$ 28,30 praticados internamente”, explicou.

Atraso - O Rio Grande do Sul supre 62% do consumo nacional de arroz e a chuva do ano passado prejudicou, inclusive, o tempo da colheita. Até o momento, 85% da safra do estado já foi colhida. No mesmo período, em 2009, esse percentual chegava a 95%. “Em alguns lugares, o grão será colhido em junho e, por causa do frio, a qualidade poderá ser menor”, explicou a analista da Conab.

Tags:
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário