Trigo no PR: ritmo do plantio acelerado

Publicado em 06/05/2010 09:47
O plantio do trigo está em ritmo acelerado no oeste do Paraná. Os produtores aproveitam a umidade da terra e apostam em preços melhores.

O tempo ajudou e o agricultor pegou a terra no ponto certo. Depois de uma boa chuva, o pó baixou e a umidade agora é suficiente para o plantio do trigo. A plantadeira acelera para semear os 250 hectares da fazenda administrada por Eliseu Piana.

“É esperar que o clima esteja bom porque aqui é uma região em que não se tem certeza de quando vai esfriar. Tem que torcer para não pegar geada”, falou seu Eliseu.

A exemplo de outros agricultores do Paraná, este ano seu Eliseu reduziu a área plantada. De acordo com a Secretaria da Agricultura, em todo Estado o trigo deverá ocupar cerca de 1,1 milhão de hectares, com queda de 16% em relação ao cultivado na safra anterior. O mercado de grãos desestimulou os produtores.

Os agricultores esperam que o tempo ajude e que o fantasma do ano passado fique bem longe. No ano passado, a cultura foi muito castigada pela seca, por geada e ainda pelo excesso de chuva na hora da colheita. Agora, ao semear esta nova safra, a esperança é de que os problemas não se repitam em 2010.

Até agora, vinte e cinco por cento da área total do Estado já foi plantada. O agricultor Ivo Fagundes dividiu o cultivo do trigo com a aveia. Ele torce para que este ano o mercado do trigo melhore.

O preço mínimo do trigo estabelecido pelo governo é R$ 31,80, mas os produtores do Paraná estão vendendo a saca de 60 quilos por R$ 23,58, em média, de acordo com a Secretaria de Agricultura do Estado.

Tags:

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.