Trigo no PR: ritmo do plantio acelerado

Publicado em 06/05/2010 09:47
O plantio do trigo está em ritmo acelerado no oeste do Paraná. Os produtores aproveitam a umidade da terra e apostam em preços melhores.

O tempo ajudou e o agricultor pegou a terra no ponto certo. Depois de uma boa chuva, o pó baixou e a umidade agora é suficiente para o plantio do trigo. A plantadeira acelera para semear os 250 hectares da fazenda administrada por Eliseu Piana.

“É esperar que o clima esteja bom porque aqui é uma região em que não se tem certeza de quando vai esfriar. Tem que torcer para não pegar geada”, falou seu Eliseu.

A exemplo de outros agricultores do Paraná, este ano seu Eliseu reduziu a área plantada. De acordo com a Secretaria da Agricultura, em todo Estado o trigo deverá ocupar cerca de 1,1 milhão de hectares, com queda de 16% em relação ao cultivado na safra anterior. O mercado de grãos desestimulou os produtores.

Os agricultores esperam que o tempo ajude e que o fantasma do ano passado fique bem longe. No ano passado, a cultura foi muito castigada pela seca, por geada e ainda pelo excesso de chuva na hora da colheita. Agora, ao semear esta nova safra, a esperança é de que os problemas não se repitam em 2010.

Até agora, vinte e cinco por cento da área total do Estado já foi plantada. O agricultor Ivo Fagundes dividiu o cultivo do trigo com a aveia. Ele torce para que este ano o mercado do trigo melhore.

O preço mínimo do trigo estabelecido pelo governo é R$ 31,80, mas os produtores do Paraná estão vendendo a saca de 60 quilos por R$ 23,58, em média, de acordo com a Secretaria de Agricultura do Estado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário