Arroz: Abastecimento está garantido em 2010

Publicado em 06/05/2010 10:16
O consumidor brasileiro terá garantia de abastecimento de arroz e de estabilidade nos preços este ano, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O anúncio foi feito durante a 19ª reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz, com representantes de governo, produtores e indústria. Apesar da quebra de safra registrada no Rio Grande do Sul, decorrente das enchentes no final de 2009, o Brasil poderá recorrer à importação para o consumo interno. Segundo a analista de mercado da Conab Regina Santos, as políticas de abastecimento, por definição, asseguram volume necessário do grão, que faz parte da cesta básica da população brasileira.

A produção nacional estimada para esta safra é de 11,5 milhões de toneladas, 1,1 milhão de toneladas a menos do que a safra passada. Conforme o quadro de oferta e demanda divulgado pela Conab, o consumo de arroz no Brasil é de 12,5 milhões de toneladas e a aquisição externa está estimada em 1,2 milhão de toneladas. O produto importado provém do Mercosul.

Atraso - O Rio Grande do Sul supre 62% do consumo nacional de arroz e a chuva do ano passado prejudicou, inclusive, o tempo da colheita. Até o momento, 85% da safra do estado já foi colhida. No mesmo período, em 2009, esse percentual chegava a 95%. “Em alguns lugares, o grão será colhido em junho e, por causa do frio, a qualidade poderá ser menor”, explicou a analista da Conab.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário