Arroz que tem ótimos resultados em MT registra recorde de produtividade em MG

Publicado em 07/05/2010 11:32

Em meio a noticias de quebra de safra de arroz no Brasil e necessidade de importação de arroz, uma excelente noticia vem de Paracatu em Minas Gerais. O agricultor Gilberto Appelt estabelece um novo recorde para a variedade de arroz AN Cambará colhendo 112 sacas de arroz (6720 Kg) por hectare com inteiros de 60%.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

O gerente da Agro Norte, agrônomo Mairson Santana que está na região junto com a COPACE, uma empresa de Paracatu que atua na compra e venda de cereais para as industrias de beneficiamento de arroz de Minas Gerais, preparando um dia de campo para o próximo sábado dia 08 de maio, disse que é a melhor lavoura de arroz Cambará que ele já viu até hoje.

 

Acostumado a ver lavouras muito produtivas na região de Sinop, Alta Floresta, Querência e Campos de Julio no Mato Grosso, Rondônia, Tocantins, Para, Maranhão e Piaui, falou que está surpreso com a produtividade das lavouras da região, e a produtividade pode aumentar, pois o próximo talhão está melhor ainda. Os agricultores da região estão entusiasmados pelos resultados, pois trás uma nova opção para o sistema de cultivos da região onde se planta feijão, milho e soja. Com preço mais remunerador, o arroz vem se transformando na cultura ideal para rotação com as áreas de soja que tenha problema com nematoides.

 

O Agrônomo explica que o fato do agricultor ter que fazer a preparação do solo para o plantio do arroz e a mudança da cultura reduz a infestação. Além dos mais a aceitação pelas indústrias da variedade do arroz Cambará foi muito bem aceita, pois o consumidor gostou do arroz soltinho e macio na panela. O Presidente das indústrias do arroz do estado de Mina Gerais – Sindarroz-MG, Jorge Tadeu Meirelles, salientou que a região tem um grande potencial para a produção de arroz e tem uma logística fundamental para do polo industrial do Triangulo Mineiro, assim o produto chega a um preço mais competitivo em relação a outras regiões produtoras do país.

 

A Secretária da Agricultura de Minas Gerais, juntamente com a câmara técnica do arroz e feijão vem trabalhando em prol do fortalecendo toda a Cadeia Produtiva do Arroz possibilitando mais uma opção de rotação de culturas ao agricultor, sendo que na atualidade os preços do arroz sobressaem em relação a outras culturas como milho, soja e outros.

Tags:

Fonte: Agronotícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.