Nota de esclarecimento aos Orizicultores do RS

Publicado em 07/05/2010 13:09

O setor produtivo do Rio Grande do Sul através das três entidades representativas, Federarroz, Irga e Farsul, vem a público esclarecer e orientar os arrozeiros sobre informações e especulações recentemente divulgadas na mídia sobre o mercado do arroz.

As informações divulgadas nesta semana através de nota do  Ministério da Agricultura sobre a necessidade de “importações de 2 milhões de toneladas, e destacando que o produto deverá ser importado, principalmente, de países asiáticos, como Vietnã e Tailândia” são totalmente improcedentes e erráticas,  bem como, os dados sobre as projeções do quadro de oferta e demanda. As informações oficiais  e corretas divulgadas através de ERRATA da Assessoria de Comunicação do MAPA, no dia seguinte, após solicitação do setor produtivo são: produção nacional:11,5 milhões ton; Consumo de 12,5 milhões ton; Exportações: 500 mil ton e destaca que, as importações serão de 1,2 milhão de  ton, e que deverão ser adquiridas do Mercosul.

As Entidades também esclarecem sobre especulações sobre importações de terceiros mercados (Vietnã), sendo que, até o momento não há informações oficiais sobre a concretização das mesmas.

Nesta semana, em reunião da Câmara Setorial Nacional, realizada em Brasília,  o setor produtivo apresentou as seguintes demandas:
1)Fiscalização fitossanitária na importação de arroz de terceiros mercados, conforme previsto na IN 12 e solicitação de certificação    de não transgênico;
2) Encaminhamento de um projeto para a desoneração das exportações e
3) Elevação da Tarifa Externa Comum (TEC).

As entidades também destacam a necessidade de muita cautela na comercialização, neste momento, e salientam que, ainda estão disponíveis - R$ 400 milhões de recursos para EGF no BB; - A liberação de pré-custeio já está sendo liberada no BB e o setor produtivo tem garantia dos recursos solicitados ao MAPA para a implantação dos leilões de opção,  para dar sustentação de preços ao  mercado, se necessário.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Federarroz

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário