Grãos: Campos Gerais/PR colhe safra recorde de 3 milhões de toneladas

Publicado em 12/05/2010 08:45
Apesar de a área cultivada de grãos ter reduzido 91 mil hectares nesta safra, produção chega a 3,1 milhões de toneladas, contra 2,9 milhões no ciclo anterior.
A produção de grãos na safra de Verão 2009/10 na região dos Campos Gerais é recorde, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), órgão do núcleo regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) de Ponta Grossa, apesar da redução de 91 mil hectares. A produção de soja, milho - sem contabilizar o safrinha - e feijão das águas e das secas avançou de 2,9 milhões de toneladas do ciclo anterior para 3,1 milhões nesta safra.

O destaque na produção ficou para o milho, cuja área recuou 27,4%, passando de 186 mil hectares para 135 mil hectares neste ano. Segundo o engenheiro agrônomo do Deral, José Roberto Tosato, a produtividade atingida pela cultura neste ciclo é de 10 mil quilos por hectare. Isso em função das condições climáticas que favoreceram o cultivo. "O excesso de chuvas combateu o aparecimento da lagarta do cartucho e os resultados são excelentes", diz. O mesmo não ocorreu no ciclo anterior quando a estiagem afetou o cultivo de milho e a produtividade média foi de 6,1 mil quilos por hectare. A mesma opinião tem o engenheiro agrônomo da Cooperativa Agrícola Mista de Ponta Grossa (Coopagrícola), Alyson Domingos Valentin. "Esta safra de milho foi muito boa, com híbridos com alta produtividade", diz. Apesar disso, o preço de comercialização impactou no custo de produção.

A soja, no entanto, não obteve resultados tão satisfatórios, apesar do produtor ter apostado na cultura. Segundo Tosato, o inicio do plantio transcorreu normalmente, sendo que a germinação foi excelente, com bom desenvolvimento vegetativo. "Na segunda quinzena de dezembro a umidade elevada resultou no aparecimento da ferrugem asiática e que foi de difícil controle", diz. O aparecimento da ferrugem resultou na redução de produtividade, de 5% em média. Inicialmente era prevista um rendimento médio de 3,325 mil quilos por hectare, mas fechou em 3,200 mil quilos por hectare. A área cultivada de soja neste ciclo chegou a 476 mil hectares, ante 485 mil hectares na safra 2008/09.

Para Valentin, a soja super precoce manteve um teto produtivo bom devido às condições climáticas. "O produtor teve que fazer de uma a duas aplicações por conta da ferrugem asiática, mas mesmo assim teve rentabilidade", diz. Já a soja de ciclo médio a tardio foi altamente influenciada pelas condições climáticas. "A baixa luminosidade afetou o enchimento dos grãos e houve uma quebra de 30% na produtividade e aumento no custo de produção em função do número de aplicações fúngicas", explica.

Produtividade supera a do ano passado

Assim como o milho e a soja, o clima também foi ideal para o feijão das águas ou da primeira safra. Segundo o Deral, apesar da redução na área cultivada, a produtividade ficou em torno de 2 mil quilos por hectare, com produção de 110 mil toneladas. Já com relação ao feijão da segunda safra ou das secas a produtividade chega 2,5 mil quilos por hectare, com produção de 100 mil toneladas. Segundo o engenheiro agrônomo da Cooperativa Agrícola Mista de Ponta Grossa (Coopagrícola), Alyson Domingos Valentin, a comercialização também não ajudou a primeira safra de feijão ou das águas. "A produção foi relativamente normal, mesmo com incidências de doenças, mas as vendas não foram positivas", diz. O mesmo não aconteceu com a safrinha, que teve preços mais estáveis. "A produção ficou dentro da média e o preço está bom", conclui.

Números na região

Safra 2008/09

Área Produtividade Produção
Soja 485 mil hectares 3,250 a 3,350 mil kg/ha 1,62 milhão de toneladas
Milho 186 mil hectares 6,1 mil kg/ha 1,13 milhão de toneladas
Feijão das águas 71 mil hectares 1,700 mil kg/ha 120 mil toneladas
Feijão das secas 55 mil hectares 2,300 mil kg/ha 126 mil toneladas
Total 797 mil hectares - 2,9 milhões de toneladas

Safra 2009/10
Soja 476 mil hectares 3,200 mil kg/ha 1,450 a 1,600 mi de toneladas
Milho 135 mil hectares 9,5 a 10 mil kg/ha 1,350 milhão de toneladas
Feijão das águas 55 mil hectares 2 mil kg/ha 110 mil toneladas
Feijão das secas 40 mil hectares 2,5 mil kg/ha 100 mil toneladas
Total 706 mil hectares - 3,1 milhões de toneladas

Tags:

Fonte: JM News - Jornal da Manhã

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto