Boas condições climáticas beneficiam lavoura de trigo no Paraná

Publicado em 12/05/2010 08:59
As boas condições meteorológicas observadas nos últimos dias favoreceram os trabalhos de plantio de trigo no Paraná, na qual já atinge os 55% de área plantada. Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, da Somar Meteorologia, mesmo com a diminuição no volume de chuvas, os solos continuam apresentando boa reserva hídrica, o que mantém as condições extremamente favoráveis a germinação e ao crescimento das plantas, uma vez que 65% das lavouras se encontram na fase de desenvolvimento vegetativo.

Outro fator que está beneficiando as plantas, diz o especialista, são as altas taxas de radiação solar, pois como nessas últimas semanas o céu permaneceu, em grande parte do dia, limpo, o metabolismo da planta está alto também favorecendo, com isso, o crescimento das plantas. Por outro lado, a entrada da massa de ar polar nessa semana fez com que as temperaturas despencassem, chegando à casa dos 6°C em algumas localidades. Desse modo, a temperatura do solo também caiu, dificultando o processo de germinação.

E segundo as previsões meteorológicas, nos próximos 5 dias há a possibilidade de ocorrência de chuvas fracas, principalmente na região leste do estado, o que manterá as condições favoráveis à cultura, mas poderá atrapalhar o plantio. Contudo, entre os dias 17 a 19, a entrada de uma nova frente fria trará chuvas mais volumosas para o Paraná, inviabilizando os trabalhos de plantio e podendo trazer alguns danos as lavouras, já que o volume esperado de chuvas para esses três dias supera os 50 mm.

Tags:

Fonte: Revista Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

IBRAFE é recebido por Pedro Lupion
IBGE prevê alta na produção de sorgo e tomate em Goiás
Mato Grosso se mantém como maior produtor de grãos do país em 2024
Exportações de grãos da Ucrânia via porto romeno despencam no 1º quadrimestre
Federarroz: Arrozeiros disponibilizam apoio para escoamento de cidades alagadas