Boas condições climáticas beneficiam lavoura de trigo no Paraná

Publicado em 12/05/2010 08:59
As boas condições meteorológicas observadas nos últimos dias favoreceram os trabalhos de plantio de trigo no Paraná, na qual já atinge os 55% de área plantada. Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, da Somar Meteorologia, mesmo com a diminuição no volume de chuvas, os solos continuam apresentando boa reserva hídrica, o que mantém as condições extremamente favoráveis a germinação e ao crescimento das plantas, uma vez que 65% das lavouras se encontram na fase de desenvolvimento vegetativo.

Outro fator que está beneficiando as plantas, diz o especialista, são as altas taxas de radiação solar, pois como nessas últimas semanas o céu permaneceu, em grande parte do dia, limpo, o metabolismo da planta está alto também favorecendo, com isso, o crescimento das plantas. Por outro lado, a entrada da massa de ar polar nessa semana fez com que as temperaturas despencassem, chegando à casa dos 6°C em algumas localidades. Desse modo, a temperatura do solo também caiu, dificultando o processo de germinação.

E segundo as previsões meteorológicas, nos próximos 5 dias há a possibilidade de ocorrência de chuvas fracas, principalmente na região leste do estado, o que manterá as condições favoráveis à cultura, mas poderá atrapalhar o plantio. Contudo, entre os dias 17 a 19, a entrada de uma nova frente fria trará chuvas mais volumosas para o Paraná, inviabilizando os trabalhos de plantio e podendo trazer alguns danos as lavouras, já que o volume esperado de chuvas para esses três dias supera os 50 mm.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Revista Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário