Preços do trigo ampliam o desânimo do produtor

Publicado em 18/05/2010 09:30
Os preços do trigo no Brasil e no mercado internacional ampliam o desânimo do produtor em plena fase de plantio. No Paraná, em relação a um ano atrás, o triticultor recebe 15% menos – R$ 23,5 pela saca de 60 quilos. Em Chicago, depois de uma recuperação de 11% nas cotações em abril, novas baixas foram registradas nos últimos dias. A queda acumulada nos últimos quatro meses é suficiente para somar 15%.

A tendência está relacionada aos estoques, que estão acima de 180 milhões de toneladas em âmbito global. Segundo avaliação do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o USDA, no final de 2010 haverá mais trigo no mercado mundial do que havia nas últimas oito passagens de ano.

No Brasil, com redução na produção, aumento nas exportações e pequena evolução no consumo, os estoques finais podem cair de 2,4 para 1,2 milhão de toneladas na comparação com 2009, informa a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Porém, atualmente, só os estoques públicos chegam perto de 1 milhão de toneladas.

No Paraná, ainda há muito trigo para vender. Dos 2,67 milhões de toneladas produzidos em 2009, 1,7 milhão foram comercializados com apoio do governo e perto de 400 mil toneladas foram vendidas sob as regras do mercado. Porém, segundo avaliação do setor produtivo, restam 500 mil toneladas estocadas nas mãos dos produtores e cooperativas, à espera de melhores preços.

Tags:

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.