Colheita de trigo deve ser menor no Brasil em 2010

Publicado em 19/05/2010 07:31
No Rio Grande do Sul, a nova safra de trigo deve ficar abaixo da média dos últimos cinco anos, principalmente pela diminuição da área plantada. A indicação é de que haja uma queda de quase 8,16% em relação à 2009, com menos 70,15 mil hectares de espaço para a cultura no estado. Em uma das regiões com maior concentração de trigo do estado de Mato Grosso do Sul, a diminuição alcança 13,15 mil hectares (-5,61%).

No caso do Paraná, cerca de 60% das áreas do estado já foram semeadas com o cereal. De acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, da Somar Meteorologia, o tempo mais firme registrado na última semana favoreceu os trabalhos de plantio e, como a umidade do solo está acima dos 70% em praticamente todas as regiões produtoras, as plantas estão se desenvolvendo bem. Não há sinais de quebras em seus potenciais produtivos.

No entanto, a alta umidade associada às temperaturas mais amenas que estão previstas para ocorrerem nesta semana irão propiciar condições ideais para a proliferação de doenças.

Tags:

Fonte: Revista Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Irga instala comitê de crise em Camaquã
Anec avalia que enchentes no RS podem levar a originação de soja em outros Estados
É hora do Brasil importar arroz? Medida gera divergências entre governo e especialistas do setor
Ibrafe: O Brasil não terá necessidade de importar Feijão mesmo com as perdas do Rio Grande do Sul
Fávaro: Brasil vai importar arroz para evitar especulação de preços