Mercosul aprova por unanimidade a TEC de 30% para o arroz

Publicado em 19/05/2010 11:52
Decisão contra importação de terceiros países foi tomada nesta terça-feira em reunião com representantes do setor arrozeiro dos quatro países.
Representantes das entidades arrozeiras da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai aprovaram por unanimidade a elevação de 12% para 30% da Tarifa Externa Comum (TEC) incidente sobre a importação de arroz de terceiros países pelo Mercosul. A decisão foi tomada em reunião dos  representantes das cadeias produtivas em Rivera, no Uruguai, nesta terça-feira. O documento, denominado “Carta de Rivera”, será encaminhado aos respectivos ministros da Agricultura para a formalização da medida, pois a elevação da alíquota compete aos governos federais.

“De nossa parte, o documento já segue amanhã ao ministro Wagner Rossi, pois ele se comprometeu a apoiar a iniciativa desde que houvesse a anuência dos demais países”, informou o presidente da Federarroz, Renato Rocha. Segundo ele, nessa quarta-feira as entidades argentinas, uruguaias e paraguaias encaminharão a decisão setorial aos respectivos governos.

O percentual de 30% foi decidido com base nos cálculos feitos pelo setor, que o considera suficiente para afastar o risco de concorrência nociva do arroz asiático e norte-americano à produção interna. “A verdade é que o Mercosul tem arroz para garantir o abastecimento do bloco e para exportar os excedentes. A entrada de arroz subsidiado na origem no mercado brasileiro, principalmente, acarretaria prejuízos a toda a cadeia produtiva e até mesmo ao governo federal, que precisaria entrar com recursos públicos para os mecanismos de comercialização, formação de estoques e garantia de preços”, acrescenta o dirigente arrozeiro.

O setor também mobiliza-se políticamente com a bancada ruralista em Brasília. No próximo dia 31, o presidente da Federarroz estará na capital federal para uma reunião do grupo de trabalho do Planejamento Estratégico da Cadeia Produtiva do Arroz, da Câmara Setorial, e buscará  contato pessoal com o ministro Wagner Rossi e sua assessoria, para reforçar o pleito. “De qualquer maneira, nossos deputados estão tratando do assunto com o governo”, revelou. Também representaram o Brasil no encontro o presidente do Irga, Maurício Fischer, e o presidente da Comissão do Arroz da FARSUL, Francisco Schardong. Nova reunião com o segmento foi agendada para junho, quando serão abordados dois temas: a exportação conjunta de arroz para terceiros mercados e uma proposta de elevação de consumo intrabloco.

Tags:

Fonte: AI Federarroz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto