Agricultura define condições de plantio para arroz em 13 estados

Publicado em 25/05/2010 11:39
As condições mais adequadas ao plantio do arroz de sequeiro em 11 estados para o irrigado em duas unidades da federação estão publicadas no Diário Oficial da União, desta terça-feira (25). O zoneamento agrícola, válido para a safra 2010/2011, inclui as temperaturas, volume de chuvas, tipos de solo, período de semeadura, além dos municípios mais indicados para o cultivo do grão.

Conforme as Portarias de 112 a 124 do Ministério da Agricultura, os elementos climáticos que mais influenciam a produção de arroz são temperatura, quantidade de chuva e radiação solar. Em geral, a cultura exige temperaturas relativamente elevadas da germinação a maturação. A planta é muito sensível a déficits hídricos, especialmente, na fase de florescimento dos grãos.
        
Para o plantio do arroz de sequeiro (sem irrigação) as normas envolvem Paraná, Acre, Rondônia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins e São Paulo. Os critérios para o grão irrigado incluem Santa Catarina e São Paulo.

Tags:

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.