Agricultura define condições de plantio para arroz em 13 estados

Publicado em 25/05/2010 11:39
As condições mais adequadas ao plantio do arroz de sequeiro em 11 estados para o irrigado em duas unidades da federação estão publicadas no Diário Oficial da União, desta terça-feira (25). O zoneamento agrícola, válido para a safra 2010/2011, inclui as temperaturas, volume de chuvas, tipos de solo, período de semeadura, além dos municípios mais indicados para o cultivo do grão.

Conforme as Portarias de 112 a 124 do Ministério da Agricultura, os elementos climáticos que mais influenciam a produção de arroz são temperatura, quantidade de chuva e radiação solar. Em geral, a cultura exige temperaturas relativamente elevadas da germinação a maturação. A planta é muito sensível a déficits hídricos, especialmente, na fase de florescimento dos grãos.
        
Para o plantio do arroz de sequeiro (sem irrigação) as normas envolvem Paraná, Acre, Rondônia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins e São Paulo. Os critérios para o grão irrigado incluem Santa Catarina e São Paulo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário