Plantio do trigo está atrasado no RS

Publicado em 28/05/2010 16:28 611 exibições

O plantio da safra 2010 de trigo segue de forma muito tímida, quer pelo tempo úmido em determinados momentos, quer pelo desânimo do produtor com a atual situação do produto, que atravessa problemas com os preços baixos e dificuldades na comercialização. Segundo Informativo Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar, em anos anteriores, nesta época, o percentual de área plantada já teria alcançado os 19%, com cerca de 15% germinados.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

O milho é, junto com o feijão 2ª safra, a cultura que ainda apresenta lavouras por colher. Estas, que representam 18% do total, já poderiam estar colhidas em sua grande maioria, não fosse o tempo úmido e desfavorável para os trabalhos. Além disso, o processo de colheita avança pouco, devido a problemas decorrentes de uma infraestrutura de armazenagem deficiente em boa parte das pequenas propriedades, onde se localiza a imensa maioria dessas lavouras que se encontram por colher. No Estado, é relativamente comum, em zonas onde há predominância dessas propriedades, a sua permanência até quase o início do plantio da safra subsequente.

A colheita da 2ª safra de feijão teve um avanço bem mais expressivo do que o da semana anterior, na maioria das áreas que ainda restam ser terminadas. Atualmente, já foi colhida aproximadamente 81% da área inicialmente prevista para o Estado, mantendo o atraso de 4% na colheita em relação à média histórica. As informações são de assessoria de imprensa.

 

 

Tags:
Fonte:
Agrolink

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário