Excesso de chuva comprometeu parte da safra de feijão no PR

Publicado em 31/05/2010 15:28
O excesso de chuva comprometeu parte da safra de feijão no oeste do Paraná. Os produtores, preocupados com a qualidade dos grãos que saem das lavouras.

O sol aquece o trabalho nas lavouras de feijão no oeste do Paraná. Depois de quase 20 dias de chuva o agricultor Roger Folador adianta o serviço na roça. Ele pretende colher 90 toneladas dos grãos nos próximos 15 dias. Pela primeira vez, investe no plantio e não está contente com a qualidade.

Nesta safra o problema foi o a chuva que castigou as lavouras de feijão. O excesso de umidade fez o grão perder a qualidade e alguns produtores tiveram de adiar o início da colheita.

No Paraná, a expectativa é colher 294.502 toneladas de feijão. São 19% a menos que no ano passado.

“A cultura é totalmente sensível. Três ou quatro dias com umidade, com calor, começa a ter grãos mofados, ardidos e brotados. Na hora da comercialização, vai ter um preço totalmente diferenciado. Então, hoje o produtor vai receber conforme a qualidade do produto”, explicou Jovelino Pertile, técnico agrícola da Secretaria de Agricultura do Paraná.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário