Programa garante plantio de feijão caupi no Pará

Publicado em 01/06/2010 13:46
Um programa de distribuição de sementes está ajudando pequenos agricultores do Pará a garantir o plantio do feijão caupi.

Na propriedade do agricultor Sidevaldo Veloso, no município de Altamira, a colheita do milho está chegando ao fim. Ele já começou o plantio de feijão na mesma área. O agricultor recebeu dez quilos de sementes selecionadas para começar a lavoura que será cultivada em dois hectares. O agricultor espera colher pelo menos mil quilos do feijão caupi.

Só na região da Transamazônica foram distribuídas 12 toneladas de sementes básicas de feijão caupi da variedade guariba, que devem beneficiar cerca de 1,5 mil famílias.

As sementes básicas, que são melhoradas geneticamente, foram adquiridas pela Secretaria Estadual de Agricultura. A secretaria repassou o feijão às prefeituras, associações e sindicatos de agricultores de 11 municípios do sudoeste do Estado.

A pesquisa demonstrou que o feijão caupi tem boa produtividade e se adapta bem às condições climáticas e ao solo da região, além de ser mais resistente às pragas.

Cada produtor que participar do programa de distribuição de semente terá que devolver depois da colheita o dobro da quantidade que recebeu, para que em 2011 mais agricultores possam ser beneficiados.

Tags:

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região arrozeira central no Rio Grande do Sul é a mais afetada pela enchente, aponta vice-presidente da Federarroz
Irga informa que o acompanhamento da evolução da safra será retomado paralelamente ao retorno da colheita
Ibrafe: Colheita avança no Paraná
ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro