Elevação da TEC do arroz e do trigo será discutida nesta quarta com Rossi

Publicado em 08/06/2010 17:23
O endividamento do setor agrícola e a prorrogação de alguns débitos do crédito rural também estarão na pauta

Lideranças do setor orizícola e tritícola reúnem-se nesta quarta-feira (9), com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, às 15h30, para discutir a elevação da Tarifa Externa Comum (TEC) para importação de grãos de terceiros países. A audiência, solicitada pelo deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) visa reforçar a solicitação para que o governo aumente a alíquota de 10% para 35%.

O parlamentar gaúcho argumenta que os produtores brasileiros precisam de proteção contra a concorrência desleal dos produtos importados. “Os agricultores se dedicam a atividade e na hora da comercialização não tem para quem vender. Com a livre entrada do produto do exterior as empresas optam pela importação e deixam de comprar o cereal nacional”, evidencia. Heinze acrescenta anda que a medida ajudaria a equilibrar o mercado interno.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Para avançar, o assunto precisa ser incluído na pauta da próxima reunião do conselho de ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

 

ENDIVIDAMENTO – Representantes dos produtores de soja, maçã e algodão também vão participar da reunião coordenada pelo deputado Heinze. As lideranças setoriais vão cobrar uma posição do Ministério sobre o pedido de prorrogação das parcelas de custeios alongados de safras anteriores e de investimentos vencidas ou a vencer em 2010, apresentado na semana passada pelo parlamentar gaúcho.

Tags:

Fonte: Ass. Com. Luiz Carlos Heinze

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto