Elevação da TEC do arroz e do trigo será discutida nesta quarta com Rossi

Publicado em 08/06/2010 17:23
O endividamento do setor agrícola e a prorrogação de alguns débitos do crédito rural também estarão na pauta

Lideranças do setor orizícola e tritícola reúnem-se nesta quarta-feira (9), com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, às 15h30, para discutir a elevação da Tarifa Externa Comum (TEC) para importação de grãos de terceiros países. A audiência, solicitada pelo deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) visa reforçar a solicitação para que o governo aumente a alíquota de 10% para 35%.

O parlamentar gaúcho argumenta que os produtores brasileiros precisam de proteção contra a concorrência desleal dos produtos importados. “Os agricultores se dedicam a atividade e na hora da comercialização não tem para quem vender. Com a livre entrada do produto do exterior as empresas optam pela importação e deixam de comprar o cereal nacional”, evidencia. Heinze acrescenta anda que a medida ajudaria a equilibrar o mercado interno.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Para avançar, o assunto precisa ser incluído na pauta da próxima reunião do conselho de ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

 

ENDIVIDAMENTO – Representantes dos produtores de soja, maçã e algodão também vão participar da reunião coordenada pelo deputado Heinze. As lideranças setoriais vão cobrar uma posição do Ministério sobre o pedido de prorrogação das parcelas de custeios alongados de safras anteriores e de investimentos vencidas ou a vencer em 2010, apresentado na semana passada pelo parlamentar gaúcho.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Ass. Com. Luiz Carlos Heinze

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    Sr. João Olivi, todo dia há noticias , e não são poucas, de medidas a serem tomadas para contornar problemas no setor produtivo do agronegócio. ISTO NÃO É FALTA DE POLITICA AGRICOLA ? ?. Até quando nós seremos bombardeados , não só pelas notícias mas, por essa TOTAL FALTA DE COMPETENCIA ? ?. ....." E VAMOS EM FRENTE ! ! ! " ..

    0