CTNBio avalia a liberação de arroz transgênico

Publicado em 22/06/2010 08:04
Comercialização e consumo estão sendo analisados por órgão.
Assim como os Estados Unidos, o Brasil poderá ter arroz tansgênico liberado para comercialização, depois de concluído o processo que examina o assunto na Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), instância colegiada multidisciplinar que analisa, entre outros temas, a comercialização, o consumo e a liberação de organismos geneticamente modificados.

O processo ainda está sendo examinado por técnicos e especialistas e não tem data para ser votado pelos 27 integrantes da CTNBio.

Segundo o presidente da CTNBio, Edilson Paiva, além de já estar liberado nos EUA, o arroz transgênico logo estará sendo comercializado na China, onde o processo de análise se encontraria em estágio avançado.

- Em breve, metade da população do mundo, que está Ásia, vai estar comendo arroz transgênico - aposta o presidente da CTNBio.

No Brasil, de acordo com ele, o arroz transgênico está sendo examinado desde 2003.

- É um processo longo. Todos os aspectos são analisados cuidadosamente, levando em conta informações científicas, mesas-redondas com especialistas, enfim com a realização de vários estudos - disse. - É difícil ter uma previsão de quando ocorrerá a votação.

Tags:

Fonte: O Globo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto