Brasileiros buscam mais trigo nos Estados Unidos

Publicado em 28/06/2010 07:43 e atualizado em 28/06/2010 08:29 219 exibições
Representantes de moinhos e corretoras de trigo do país estavam nos EUA na semana passada avaliando o cereal do início da colheita americana de inverno para fechar negócios, disseram fontes que esperam que sejam acertadas importações com preços menores do que os atualmente praticados.

Na semana passada, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) registrou vendas de 80 mil toneladas de trigo americano ao Brasil. No início do mês, o USDA havia confirmado a negociação de 28 mil toneladas com compradores brasileiros. Desde o início de 2010, 44 mil toneladas dos EUA já desembarcaram no país.

Com o avanço da colheita do cereal de inverno nos EUA, as empresas brasileiras acreditam que o produto americano poderá ficar mais competitivo que o da Argentina, que está em entressafra.

Um corretor lembrou que importações do cereal americano por moinhos do Norte e do Nordeste do Brasil seriam mais viáveis, já que o produto chegaria a essas regiões cotado a US$ 270, incluídos frete e impostos. Entre as taxas está a Tarifa Externa Comum (TEC) de 10% que incide sobre o trigo de fora do Mercosul.

"É uma tendência [novos negócios com os EUA], já que acabou aquele medo do aumento da TEC", disse uma fonte, lembrando das eventuais retaliações do Brasil aos EUA por causa da disputa em torno dos subsídios ao algodão.

Tags:
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário