Brasileiros buscam mais trigo nos Estados Unidos

Publicado em 28/06/2010 07:43 e atualizado em 28/06/2010 08:29
Representantes de moinhos e corretoras de trigo do país estavam nos EUA na semana passada avaliando o cereal do início da colheita americana de inverno para fechar negócios, disseram fontes que esperam que sejam acertadas importações com preços menores do que os atualmente praticados.

Na semana passada, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) registrou vendas de 80 mil toneladas de trigo americano ao Brasil. No início do mês, o USDA havia confirmado a negociação de 28 mil toneladas com compradores brasileiros. Desde o início de 2010, 44 mil toneladas dos EUA já desembarcaram no país.

Com o avanço da colheita do cereal de inverno nos EUA, as empresas brasileiras acreditam que o produto americano poderá ficar mais competitivo que o da Argentina, que está em entressafra.

Um corretor lembrou que importações do cereal americano por moinhos do Norte e do Nordeste do Brasil seriam mais viáveis, já que o produto chegaria a essas regiões cotado a US$ 270, incluídos frete e impostos. Entre as taxas está a Tarifa Externa Comum (TEC) de 10% que incide sobre o trigo de fora do Mercosul.

"É uma tendência [novos negócios com os EUA], já que acabou aquele medo do aumento da TEC", disse uma fonte, lembrando das eventuais retaliações do Brasil aos EUA por causa da disputa em torno dos subsídios ao algodão.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário