Trigo: falta de chuva no oeste do PR preocupa produtores

Publicado em 06/07/2010 09:43
O tempo está bastante seco no oeste do Paraná. Quem plantou milho comemora, mas quem optou pelo trigo teme que a falta de chuva prejudique as lavouras.

O clima lembra verão. Sol a pino e temperaturas altas em pelo julho. Só falta a chuva. Há 30 dias não cai uma gota de água na região. Mesmo assim, o milho está se desenvolvendo bem. As espigas só não estão mais graúdas por causa da seca que atingiu a região em maio. Essa sim causou prejuízo, mas pouco. A perda na área não chega a 10%. Fora isso, desde o plantio o tempo tem se comportado do jeito que a agricultora Rita Scherer Weber.

“Está estiagem, a princípio, não vai prejudicar a lavoura de milho porque está em fase de perda de umidade. Então, só vem a colaborar antecipando a colheita”, explicou Rita.

Para o milho, é até melhor que o clima continue assim. A lavoura já está formada. Não precisa mais de umidade. Se chover, com o vento, os pés podem até ser derrubados. Por isso, a torcida dos produtores é para que o céu continue limpinho até a hora da colheita.

Já para quem plantou trigo, tempo bom é chuva. O agricultor Paulo Orso semeou 110 hectares. Uma garoa já ajudaria a planta crescer forte. “Sem comprometer a produtividade, eu acho que de uma a duas semanas não teríamos problema com o milho se não chover. Depois disso, começa a encurtar muito o ciclo da cultura. Aí poderíamos ter um comprometimento de produtividade. Diminuem o tamanho da espiga e a produção de grãos. Mesmo que tenhamos uma qualidade um pouco melhor, mas terá uma produtividade menor um pouquinho", explicou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário