Governo e produtor divergem sobre área de trigo

Publicado em 09/07/2010 09:05
Contrariando expectativas, a Conab manteve a projeção de queda na área plantada com trigo no Rio Grande do Sul em junho e apontou recuo de 7% sobre os 859,9 mil hectares cultivados no ciclo anterior. Houve manutenção, também, da projeção de decréscimo na produção de 17,4%, o que permitiria aos agricultores colher 1,49 milhão de toneladas do grão. Os dados referentes à segunda estimativa de safra tritícola desde o começo do plantio em andamento constam do décimo levantamento da safra de grãos 2009/2010 divulgado ontem(8), que ratifica recorde de 24,67 milhões de toneladas de grãos no Estado, incremento de 9,3% ante aos 22,57 milhões de toneladas da safra passada.

O presidente da Comissão de Trigo da Farsul, Hamilton Jardim, contesta o levantamento. Baseado na paralisia do mercado, nos elevados estoques e nos baixos preços ao produtor neste ano, está convicto de que a diminuição será bem maior do que prevê o governo. "Sem sombra de dúvida, a queda na área de trigo ficará em torno de 20% em relação a 2009 no Estado, quando a Farsul trabalhou com uma área de 965 mil hectares." Para Ernesto Irgang, gerente de desenvolvimento de suporte estratégico da Conab, a tendência é de pequenos ajustes. "Nada indica 20% de queda, até porque isso teria de se refletir no plantio de demais grãos como aveia e cevada, o que não se verifica." No país, a estimativa é de recuo de 10,7% na área plantada com trigo.

Já a estimativa para a safra brasileira de grãos segue recorde, com previsão de 146,75 milhões de t, um crescimento de 8,6% em relação as 135,13 milhões toneladas da última safra. Ante o levantamento de junho, houve redução de 168,4 mil toneladas devido à correção da safra de feijão na Bahia.

Tags:

Fonte: Correio do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.