Trigo: Importar é mais vantajoso

Publicado em 12/07/2010 08:17
Metade do trigo consumido no Brasil é importado. Relatório da Embrapa divulgado neste ano aponta que a produção nacional oscila entre 5 milhões e 6 milhões de toneladas por ano, enquanto que o consumo tem se mantido na casa das 10 milhões de toneladas.

O grão é consumido na forma de pão, massa alimentícia, bolo e biscoito. Também é usado para ração animal, quando não atinge a qualidade exigida para o consumo humano.

O que não é produzido em solo nacional é importado da Argentina praticamente em sua totalidade. São os Estados do Sul os principais responsáveis por equilibrar a balança.

Segundo a Embrapa, 90% do trigo brasileiro são produzidos na região Sul do País. O Paraná é o líder, com média de 3 milhões de toneladas ao ano ¿ metade do que é produzido no País.

Vantagem

Apesar de ser líder brasileiro na produção de trigo, o cereal plantado no Paraná não consegue oferecer preços melhores do que a Argentina. Segundo o economista da Faep, Pedro Loyola, até para os Estados do Nordeste sai mais em conta importar trigo argentino do que comprar o paranaense.

"É mais barato embarcar um navio em Rosário (Argentina) e mandar para o Nordeste do que embarcar no Paraná ou mandar por outro meio daqui. Cerca de 90% do trigo consumido no Nordeste vem do Paraguai", diz.

A área de plantio no Paraná é 15% menor do que em 2009. Mas, no ano passado, a colheita foi menor, por problemas climáticos, chegando a 2,67 milhões de toneladas. No País, a redução total da área de plantio para esta safra foi de 12,5%.

Segundo relatório da Conab, a maior parte da área reduzida de trigo deu lugar a lavouras de aveia, cevada e canola, por apresentarem melhores condições de mercado.

Maior produtor de trigo do mundo, a Argentina prevê uma safra de 14 milhões de toneladas para esta safra. As exportações do trigo argentino devem chegar a 6,5 milhões de tonelada, a maior parte destinada ao Brasil. A safra argentina anterior foi de 9,6 milhões de toneladas.

Oferta x Demanda

668 milhões de toneladas é a produção mundial de trigo, conforme projeção mais recente

648 milhões de toneladas é o consumo anual estimado do cereal em todo o mundo

Tags:

Fonte: O diário.com

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.