Trigo: Importar é mais vantajoso

Publicado em 12/07/2010 08:17
Metade do trigo consumido no Brasil é importado. Relatório da Embrapa divulgado neste ano aponta que a produção nacional oscila entre 5 milhões e 6 milhões de toneladas por ano, enquanto que o consumo tem se mantido na casa das 10 milhões de toneladas.

O grão é consumido na forma de pão, massa alimentícia, bolo e biscoito. Também é usado para ração animal, quando não atinge a qualidade exigida para o consumo humano.

O que não é produzido em solo nacional é importado da Argentina praticamente em sua totalidade. São os Estados do Sul os principais responsáveis por equilibrar a balança.

Segundo a Embrapa, 90% do trigo brasileiro são produzidos na região Sul do País. O Paraná é o líder, com média de 3 milhões de toneladas ao ano ¿ metade do que é produzido no País.

Vantagem

Apesar de ser líder brasileiro na produção de trigo, o cereal plantado no Paraná não consegue oferecer preços melhores do que a Argentina. Segundo o economista da Faep, Pedro Loyola, até para os Estados do Nordeste sai mais em conta importar trigo argentino do que comprar o paranaense.

"É mais barato embarcar um navio em Rosário (Argentina) e mandar para o Nordeste do que embarcar no Paraná ou mandar por outro meio daqui. Cerca de 90% do trigo consumido no Nordeste vem do Paraguai", diz.

A área de plantio no Paraná é 15% menor do que em 2009. Mas, no ano passado, a colheita foi menor, por problemas climáticos, chegando a 2,67 milhões de toneladas. No País, a redução total da área de plantio para esta safra foi de 12,5%.

Segundo relatório da Conab, a maior parte da área reduzida de trigo deu lugar a lavouras de aveia, cevada e canola, por apresentarem melhores condições de mercado.

Maior produtor de trigo do mundo, a Argentina prevê uma safra de 14 milhões de toneladas para esta safra. As exportações do trigo argentino devem chegar a 6,5 milhões de tonelada, a maior parte destinada ao Brasil. A safra argentina anterior foi de 9,6 milhões de toneladas.

Oferta x Demanda

668 milhões de toneladas é a produção mundial de trigo, conforme projeção mais recente

648 milhões de toneladas é o consumo anual estimado do cereal em todo o mundo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
O diário.com

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário