Mercosul terá trigo suficiente para abastecer Brasil

Publicado em 16/07/2010 08:08
Argentinos participaram de uma reunião com a indústria brasileira na sede da Abitrigo, em São Paulo.
A indústria do trigo do Brasil vai ser abastecida este ano pelos países do Mercosul, sem a necessidade de importar de outros mercados. A Associação de Produtores da Argentina confirmou nesta quinta, dia 15, em São Paulo, que a produção do país vai ser de, no mínimo, dez milhões de toneladas. A estimativa fica abaixo do que esperavam os analistas, mas mesmo assim, na avaliação da Associação Brasileira da Indústria de Trigo (Abitrigo), este volume, somado à produção do Paraguai e Uruguai, é suficiente para atender à demanda dos moinhos brasileiros.

Os argentinos participaram de uma reunião com a indústria brasileira. Foi assinado um convenio com o objetivo de adequar a produção do país vizinho à demanda dos moinhos brasileiros. Para isso, foi criada uma tabela de classificação que deve ser usada como base nos dois países.

Para a Abitrigo, o convênio é importante, pois deve permitir que os moinhos do Brasil saibam com mais rapidez e transparência quanto de trigo os argentinos vão produzir e com que qualidade. Porém, a associação lembra que o sucesso do convênio vai depender do diferencial de preço que as indústrias brasileiras estão dispostas a pagar.

O convênio ocorre em um momento importante, já que a relação Brasil-Argentina, no que se refere à compra de trigo, ficou um pouco estremecida no último ano. Em 2009, o Brasil comprou pouco mais de três milhões de toneladas do grão da Argentina, de acordo com o Serviço de Comércio Exterior (Secex). Trata-se de um milhão a menos que no ano anterior e metade do que costumava importar há cinco anos. Problemas, principalmente políticos, reduziram muito a produção local do país vizinho. Para atender a demanda, o Brasil teve que buscar trigo em países como Estados Unidos e Canadá, e pagar mais caro por isso.

— Gastamos R$ 500 milhões importando um trigo que acabou indo pra ração animal. Por isso, a importância do convênio — diz o presidente da Abitrigo, Sérgio Amaral.

A situação deve melhorar esse ano. O presidente da Associação Argentina dos Produtores de Trigo informou que o país deve produzir entre 10 e 11 milhões de toneladas nessa safra. Na última, uma das piores da história do país vizinho, foram sete milhões de toneladas. A estimativa fica abaixo das previsões de analistas que chegavam a doze milhões de toneladas. Mesmo assim, segundo as indústrias, este ano vai ser possível abastecer a demanda brasileira.

Isso porque dos dez milhões produzidos na Argentina, sobrariam quatro milhões para exportar. O Brasil precisa importar cinco milhões de toneladas. A diferença o país deve buscar em mercados como Paraguai e Uruguai, que devem ter um saldo de dois milhões de toneladas para exportar. Com isso, não haveria necessidade de importar o trigo mais caro que vem de países como Canadá e Estados Unidos.

Entretanto, os argentinos lembram que o sucesso da safra de trigo ainda depende das políticas governamentais. Atualmente, o governo argentino retém 28% da produção, o que tem desestimulado os agricultores.

Tags:

Fonte: Canal Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto