Trigo: chuva e frio no Sul ainda não prejudicam lavouras

Publicado em 22/07/2010 07:24
O clima frio e chuvoso na Região Sul do Brasil, onde se produz 90% do trigo nacional, ainda não traz prejuízos às lavouras. No Paraná, onde a safra está mais adiantada, quatro dias seguidos de chuva deixaram os produtores preocupados, mas o tempo secou e a combinação temperaturas amenas e dias ensolarados tem permitido a recuperação da planta. "O que o agricultor precisará fazer agora é intensificar os cuidados para evitar a proliferação de pragas", diz Flávio Turra, assessor econômico da Organização das Cooperativas do Paraná. No Rio Grande do Sul, hoje ainda choveu em algumas regiões, mas a umidade não compromete o trigo no atual estágio de desenvolvimento.

Segundo a Climatempo, a partir desta quinta-feira (22) uma massa de ar polar ganha força no centro-sul e no oeste do Rio Grande do Sul, deixando o tempo firme. No domingo, no entanto, a passagem de um novo sistema frontal favorece a ocorrência de chuva generalizada no Estado. No Paraná, a frente fria avança, provocando chuva generalizada e queda na temperatura a partir de amanhã. De acordo com a Climatempo, deve chover fraco no leste paranaense até o domingo (25). Nos dias 28 e 29, a entrada de uma nova massa de ar seco polar deixa o tempo firme com sol na maior parte das áreas.

Neste mês os dois Estados registraram geadas, mas foram leves e pontuais. No Paraná, 2% das lavouras encontram-se em fase de maturação, estágio em que a planta pode ser destruída pela geada No entanto, a expectativa é de que o clima, ao contrário de 2009, seja benéfico para o trigo neste ano. A cultura sempre prosperou em anos de La Niña, fenômeno que começa a se caracterizar. As previsões são de tempo mais seco na primavera e no verão. A safra de trigo começa a ser colhida com maior intensidade em setembro, avançando pelo mês de outubro e é nesse período que a chuva pode comprometer a produção, com perda de qualidade e de volume.

Tags:

Fonte: Cruzeiro do Sul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.