Safras & Mercado estima que área de arroz aumentará 3,8%

Publicado em 26/07/2010 09:24
Rio Grande do Sul, com clima favorável, deverá plantar mais para compensar as perdas da safra passada, avalia Safras & Mercado
A consultoria Safras & Mercado, uma das mais importantes do Brasil, divulgou sua primeira estimativa de intenção de plantio de arroz para a safra 2010/11. Ela aponta o crescimento de 3,8% da área a ser cultivada com o cereal, de 2,867 milhões para 2,975 milhões de hectares. A intenção está diretamente associada ao clima, já que é esperado um ano de La Niña, fenômeno que coincide com as maiores produtividades das lavoura gaúcha e catarinense, que respondem por mais de 70% da produção brasileira.

Até o momento, o nível de água nas barragens é muito bom. A produtividade média, segundo o analista de Safras & Mercado, Élcio Bento, deve alcançar 4,4 mil quilos por hectare, elevando o potencial produtivo brasileiro para 13,07 milhões de toneladas. O analista avisa, porém, que o próprio clima poderá trazer efeitos negativos, bem como a dificuldade de acesso ao crédito, pelos produtores, alterando esse cenário. Para o Rio Grande do Sul, o analista estima uma safra entre 8 e 8,5 milhões de toneladas. Para Santa Catarina, a expectativa é de manutenção dos 155 mil hectares plantados atualmente. No Mato Grosso, há tendência de aumento de até 3,5% da área.

Tags:

Fonte: Planeta Arroz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.