Cultivo de arroz em Mato Grosso é viável

Publicado em 02/08/2010 15:19
Com objetivo de incrementar a cadeia produtiva do arroz em Mato Grosso, gestores do projeto de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia para Rizicultura de Terras Altas no Estado realizaram uma reunião para discutir os principais problemas e apresentar trabalhos que estão sendo executados. Os principais temas tratados foram a sustentabilidade da cultura do arroz com a intenção de assegurar a oferta de grãos em quantidade e qualidade compatíveis com as exigências de mercado.

Estavam presentes produtores de arroz, empresários da indústria do setor, assistentes técnicos, representantes de instituições públicas e de organizações ligadas à produção do arroz e pesquisadores. O evento foi realizado no auditório da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt).

O pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Arroz e Feijão, Carlos Magri Ferreira, que apresentou a palestra "Arroz de Mato Grosso: um exemplo de sustentabilidade", diz que há um estigma de que no Brasil o arroz é uma cultura secundária. Contudo, mas há levantamentos de que é possível trabalhar a rizicultura de forma sustentável. Em Mato Grosso, inclusive, há uma diminuição na quantidade de arroz produzido, mas a qualidade melhorou.

Ele explica que os municípios do Vale do Araguaia e da região Sul Estado estão produzindo arroz de alta qualidade, porém acabam comercializando a maior parte do produto para estados vizinhos, como Goiás. "Há pesquisas que informam que 49% das pessoas compram arroz pela marca comercial e, como a maioria do produto vendido aqui sempre veio de estados da região Sul do país, as marcas do arroz produzido no Estado acabam não sendo prestigiadas". Magri diz que a produção de arroz em Mato Grosso ainda é instável e que o produtor rural do Estado tem que ser convencido de que hoje a qualidade do produto plantado aqui é boa e que ele tem que plantar mais.

O Brasil tem a primazia de produzir arroz em escala comercial em dois agrossistemas várzea e terras altas. Em função de algumas características, a planta do arroz tem melhor desenvolvimento e potencial produtivo em sistemas em que o solo permanece úmido. Dessa forma, o arroz produzido nas várzeas até pouco tempo tinha a preferência. Atualmente, os grãos de arroz produzidos em terras altas praticamente se igualaram aos de várzeas em relação aos aspectos qualitativos. Assim, os preços de ambos têm sido similares. Motivo pelo qual o cultivo de arroz em Mato Grosso passou a ser bastante viável de uns tempos para cá.

Tags:

Fonte: A Gazeta

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto