Presidente do CRA pede liberação de estoque de trigo

Publicado em 04/08/2010 08:02
O presidente da CRA, Valter Pereira (PMDB-MS), propôs que o governo leiloe 1 milhão de toneladas do trigo estocado da safra passada, para evitar aumento dos derivados do cereal.

- Caso contrário, o governo poderá colher uma péssima notícia neste semestre: a volta do crescimento da inflação - alertou.

Valter Pereira ressaltou que o país necessita, anualmente, de 10 milhões de toneladas de trigo para abastecer o mercado interno, mas só produz 5 milhões. Há um mês, acrescentou o senador, a tonelada do cereal americano estava cotada em US$ 178.

- Ontem, a mesma tonelada estava valendo US$ 240, alta de 35% - comparou.

Segundo Valter Pereira, a busca do trigo no mercado externo será inevitável entre agosto e início de outubro, quando entra a safra brasileira, e o reflexo direto, caso o governo federal não tome uma providência, "será o possível aumento dos derivados do trigo, principalmente o pãozinho nosso de cada dia".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Jornal do Senado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Quem tem amigos desse tipo não precisa de inimigos. Pô, o "cara" é advogado, senador, preside uma Comissão que supostamente existe para defender os interesses dos agricultores e vem aqui propor que o Govêrno por intermédio da CONAB libere 1,0 mmt de trigo para "evitar uma alta na iflação" ? Isto me leva a crer que na Faculdade de Direito talvez não exista a cadeira de aritmética tal qual nas Faculdades de Jornalismo... ou então a declaração é meramente politica. Se o Trigo DOBRAR de preço o paozinho aumentará apenas 6,0 % tão baixo é o peso deste componente no preço final. Apenas 6,0%... Quando a imprensa dá guarida a este tipo de manchetes, coaduna com o abobalhamento midiático que está implícito. Já nem critico mais a imprensa, se não quem acredita nela...

    0