Clima e tecnologia contribuem para produção recorde de grãos

Publicado em 05/08/2010 13:51
Penúltima estimativa da Conab para ciclo 2009/2010 aponta aumento de 8,8%, com 147,1 milhões de toneladas
“A produtividade e as boas condições climáticas, aliadas à tecnologia aplicada no campo, são as grandes responsáveis pela safra recorde de grãos no ciclo 2009/2010”, afirmou o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Edilson Guimarães, ao anunciar a 11ª estimativa da produção agrícola da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Com 147,1 milhões de toneladas, o recorde anunciado anteriormente (146,9 milhões) foi ultrapassado. 
Para Guimarães, cada limite superado é sinal de que a agricultura está indo bem. “Estamos sempre perseguindo o aumento da produção”, enfatizou. O secretário lembrou que a utilização de modernos recursos pelos produtores e as circunstâncias climáticas favoráveis - que colaboraram com o cultivo de milho na região Centro-Oeste e soja no Sul - explicam o acréscimo de 8,8% da produção.
Os produtos e as regiões que chamaram atenção neste penúltimo levantamento de safra foram o milho em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com crescimento de 480 mil toneladas, e a soja no Rio Grande do Sul, com 300 mil toneladas a mais. Para o trigo, já na safra 2010, a previsão de colheita é de 5,347 milhões de toneladas, acréscimo de  240 mil toneladas em relação à safra 2009.

Tags:

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.