Trigo: Para produtores, momento é bom para vendas

Publicado em 18/08/2010 07:41
Como o mercado nacional consome 50% do trigo produzido no Brasil, o momento é positivo para os produtores. Já que o preço do trigo comprado nos Estados Unidos e no Canadá – e, nos próximos meses, da Argentina – está muito alto, é possível que o cereal nacional ganhe espaço. A avaliação é do produtor e membro da Câmara Setorial das Culturas de Inverno do Ministério da Agricultura, Ivo Arnt Filho.

“Nós plantamos o trigo com uma perspectiva muito ruim, mas houve uma inversão no mercado que está favorecendo a comercialização do trigo no Brasil. O produtor que investiu em tecnologia na produção acredita que terá boa qualidade e boa remuneração”, informa.

Fronteira

Em Foz do Iguaçu, a preferência pela farinha de trigo argentina deve segurar o preço do pão francês. Comprado legalmente por grandes panificadoras de Foz do Iguaçu, através de importadoras, ou adquirido de fornecedores que ingressam com o produto ilegalmente no país, o saco de 50 quilos é vendido a

R$ 70, preço semelhante ao do produto nacional. A diferença está na qualidade. “Ela é praticamente pura, quase sem misturas, por isso, para o pão francês e para os salgados é bem melhor”, explicou o padeiro José Augusto Nunes.

A Receita Federal divulgou que, neste ano, foram apreendidas na região cerca de 30 toneladas de farinha de trigo flagradas em depósitos clandestinos e com os chamados “formiguinhas”, carregadores contratados para transportar pequenas quantidades do produto a fim de burlar a fiscalização.

Estoques

De acordo com dados da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), o Mercosul produzirá neste ano um excedente de 3 milhões de toneladas de trigo. Com isso, espera-se que o preço do cereal na região não acompanhe os aumentos do resto do mundo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário