Seca e incêndios na Rússia fazem disparar preço de pães e massas

Publicado em 20/08/2010 08:23
Redução na oferta mundial de trigo e força alta nas cotações.
Além da aproximação da primavera, quando costumam desabrochar planos de dieta, os brasileiros têm este ano outro motivo para cortar calorias da alimentação. Massas e pães devem entrar setembro até 20% mais caros, fruto da suspensão de exportações de trigo russo.

Presidente do Sindicato da Indústria do Trigo no Estado (Sinditrigo), Gerson Pretto estima que, em breve, o preço da farinha deve alcançar alta de 20%. É muito, mas representa menos da metade da elevação acumulada no valor internacional do cereal. Como a farinha tem o maior peso no custo de massas e pães, esses produtos devem ter aumentos de preços proporcionais ao peso da matéria-prima em sua fabricação (veja quadro).

– Devemos ter um quadro mais claro entre o fim deste mês e o início de setembro. Estamos projetando aumento médio de 10%, mas vai haver casos de até 20%, dependendo do tipo de padaria – alerta Arildo Bennech Oliveira, presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação, Confeitaria, Massas Alimentícias e Biscoitos no Estado (Sindipan).

Pelo relato de Oliveira, isso seria o resultado do repasse de aumento de até 30% no preço da farinha somado ao dissídio coletivo de setembro dos trabalhadores do setor. Pretto, do Sinditrigo, prefere percentuais um pouco mais moderados, mas igualmente elevados:

– Aumento de 10% já é uma realidade de mercado e deve chegar em breve a 20%.

Claudio Zanão, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima), relata que alguns associados já compraram farinha mais cara no fim de julho e repassaram para as indústrias de massa percentuais entre 6% e 8%. Para o consumidor, isso deve chegar sob a forma de um aumento de ao menos 5%.

– Como o trigo é uma commodity internacional, sem as exportações da Rússia, há menor oferta de produto no mercado. O Brasil depende entre 50% e 70% da importação, conforme o desempenho da colheita nacional. Então ainda não sabemos se esse aumento será o primeiro de uma série ou o último do ano – afirma Zanão.

O caminho da escalada

O Trigo
Como o preço do grão provocado pela Rússia vai parar na prateleira gaúcha:
- Quanto subiu: 45%
- Onde: na Bolsa de Chicago (EUA), principal centro de comércio do grão
- Por que: com a produção agrícola afetada por seca e incêndios, a Rússia suspendeu as exportações de trigo no início de agosto e, ao sair do mercado, provocou maior disputa pelo produto de outros países

A Farinha
- Quanto subiu: 10% a 20%
- Onde: nos moinhos brasileiros e gaúchos
- Por que: o trigo representa 70% do preço da farinha, e mesmo com produção gaúcha, o preço é determinado no mercado internacional

O Pão
- Quanto pode subir: 10% a 20%
- Onde: nas padarias e supermercados
- Por que: a farinha representa 25% a 50% do custo do pão

A Massa
- Quanto pode subir: 7% a 14%- Onde: nos armazéns e supermercados
- Por que: a farinha representa 70% do custo das massas

Tags:

Fonte: Zero Hora

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto