Trigo: De 4º maior exportador a Rússia poderá ser o 3º maior importador em 2010/11

Publicado em 20/08/2010 08:51 e atualizado em 20/08/2010 09:25
Possíveis importações russas fazem mercado fechar em grande alta de 25,25 cents/bushel na Bolsa de Chicago. De quarto maior exportador mundial de trigo, que no ano passado exportou 21,4 milhões de toneladas a Rússia poderá se tornar eventual importador nesta temporada, para compensar as perdas com a seca atual. Os rumores falam em algo ao redor de 5 milhões de toneladas (seria o terceiro maior importador, atrás do Egito, que importa 8 milhões de toneladas e do Brasil, que importa 6 milhões de toneladas), embora a quantidade exata ainda não tenha sido definida.

Uma outra informação a circular no pregão desta quinta-feira foi a de que a limitação de exportações da Ucrânia poderá provocar um vazio no fornecimento mundial de trigo de qualidade inferior.

A terceira informação importante foi que as exportações semanais de trigo americano atingiram 1,412 milhão de toneladas, ainda maiores do que as 1,329 milhão de toneladas da semana passada. O Egito foi o maior comprador, com 549 mil toneladas, seguido do Canadá e México, ainda que a venda para o Canadá seja apenas de passagem para reembarque para outro destino. As exportações acumuladas até 12 de agosto totalizaram 36,7% dos objetivos do USDA para a temporada, contra a média de 39,5% dos últimos 5 anos.

Tags:

Fonte: Trigo & Farinhas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.