RS: Estado reduz área e safra de grãos deve recuar 4,8% com La Niña

Publicado em 31/08/2010 08:08
A expectativa de ocorrência do fenômeno La Niña e a perda de espaço de culturas como o milho e o feijão podem levar a um recuo na safra de grãos no Rio Grande do Sul no período 2010/2011, segundo previsões iniciais anunciadas ontem na Expointer pela Emater/RS. A colheita das principais culturas - soja, milho, arroz e feijão - deve somar 21,9 milhões de toneladas, 4,8% a menos do que foi colhido na safra recorde deste ano. As análises levam em conta o desempenho de cada cultura nos últimos dez anos, considerando os avanços tecnológicos dos produtores no período.

Com 356 municípios pesquisados, 83% do universo a ser cultivado nesta safra, os primeiros números indicam que o milho terá queda na área de plantio, saindo de 1.151.397 hectares em 2009/2010 para 1.145.677 hectares em 2010/2011. O feijão deve passar de uma área semeada de 77.202 hectares para 74.012 hectares. A queda na área cultivada do milho é projetada em função do comportamento da soja, que deve ocupar parte da área do cereal na próxima temporada.

O diretor-técnico da Emater-RS, Alencar Rugeri, disse que os preços mais baixos do milho tiveram pouca influência na intenção dos produtores de substituir o cereal pela soja. “A rotação de culturas é tradicionalmente realizada pela maioria dos produtores do Estado, por isso, o plantio de milho não terá uma redução de área significativa”, afirmou.

Apesar dos números negativos, a safra de verão do Estado deverá manter a área de cultivo, com 6.412.682 hectares, 1% maior do que a do ano passado. As culturas que prometem colaborar para o pequeno aumento são o arroz e a soja, com aumento de 4,2% no arroz, passando de 1.099.082 hectares em 2009/2010 para 1.145.677 hectares em 2010/2011, o que revela estabilidade na área de cultivo.

Em relação à soja, a área de plantio estimada é de 4.083.908, frente aos 4.021.878 hectares cultivados no ano passado, um acréscimo de 1,5%. Apesar do aumento de área semeada, a cultura deverá ser uma das mais prejudicadas caso a ocorrência do La Niña se confirme, aponta a agrometeorologista da Fepagro Bernadete Radin. “A tendência é de quebra, porque há uma correlação histórica entre o fenômeno e as condições climáticas secas no início e na metade da temporada agrícola na Argentina e no Sul do Brasil”, considera.

A especialista lembra que quando o fenômeno ocorre, o volume de chuvas no Estado cai, prejudicando culturas como o milho, a soja e o feijão. Em compensação, cultivos como o arroz podem ser beneficiados, já que a cultura é desenvolvida em áreas inundadas. “O La Niña faz a radiação ficar mais forte, acelerando a fotossíntese, o que para a cultura é ótimo”, explica.

De acordo com Rugeri, a Emater está recomendando aos produtores que façam o plantio escalonado para reduzir os efeitos do clima nas lavouras. Segundo ele, os agricultores estão usando mais tecnologia no plantio, o que pode ajudar a reduzir eventuais perdas, mesmo em anos de estiagem. “O uso do plantio direto, irrigação e sementes com variedades diferentes está melhorando os índices de produtividade dos grãos do Estado”, disse. Rugeri estima que, neste ano, 95% das sementes de soja utilizadas pelos agricultores serão transgênicas.

Tags:

Fonte: Jornal do Comércio

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Continua complicada a colheita no Paraná
Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país