Começa colheita de arroz resistente à seca em Porangatu (GO)

Publicado em 31/08/2010 13:26
A pesquisa para desenvolver um arroz resistente à seca tem apresentado resultados animadores em Porangatu, no Norte do Estado. De acordo com a Secretaria da Agricultura, (Seagro) começou esta semana a colheita das plantas experimentais, que se desenvolveram bem mesmo com baixas quantidades de água.

A agrônoma Maria de Fátima Malheiros, da Estação Experimental da Seagro/ Emater, explica que, após a colheita, as espécimes serão analisadas e classificadas. O objetivo é chegar a uma variedade de arroz que suporte bem a falta de água e os veranicos e torná-la comercial, beneficiando todo o Estado. Se a pesquisa continuar apresentando bons resultados como agora, a previsão é chegar ao tipo ideal em dois ou três anos.

A pesquisa desenvolvida na Estação Experimental de Porangatu é uma parceria da Seagro, Emater e Embrapa. Com isso, a Estação pode se tornar um Centro de Fenotipagem, desenvolvendo mais pesquisas que podem ajudar a agricultura em Goiás e em todo o mundo. Segundo Fátima, isso é possível porque a região tem as condições ideais de clima, solo e água para o desenvolvimento dessas pesquisas.

Tags:

Fonte: Goiás Agora

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.