Trigo ganha fôlego em Mato Grosso

Publicado em 06/09/2010 07:48
A triticultura a cada dia que passa ganha mais fôlego em Mato Grosso. Testada e cultivada há mais de 20 anos em um trabalho incansável e organizado pelo coordenador do Programa de Apoio à Cultura do Trigo (Protrigo) e pesquisador da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), o agrônomo Hortêncio Paro, pode se dizer que o processo evoluiu e em breve poderemos chegar a uma produção significativa no estado. Tanto que tem gerado grande interesse por parte dos produtores como mais uma opção para o plantio de segunda safra (safrinha) com o trigo de sequeiro e rotação de cultura com o feijão e a soja, no caso do trigo irrigado.

Já cultivado em Primavera do Leste, Alto Taquari, Campo Verde, Chapada dos Guimarães e Jaciara, o trigo agora se expande para outras regiões. No campo experimental da Empaer de Tangará da Serra (239 km a Médio-Norte de Cuiabá), foi realizada uma visita técnica para trigo irrigado com a apresentação das Unidades Demonstrativas (UD) implantadas com as variedades BRS 264, BRS 254 e Guamirim. O evento contou com a participação de 70 pessoas, entre estudantes, produtores rurais, profissionais de assistência técnica, extensão rural e pesquisadores.

A visita técnica aconteceu no final de agosto e foi organizada pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal (UFMT) e Empaer. Na ocasião, Hortêncio Paro relatou o potencial de cada material destacando o número de grãos médio por espigas, ocorrência de pragas e produtos usados no controle, além de dar um exemplo prático de como calcular a produtividade da lavoura, mesmo antes da colheita, a partir do número de grãos médio por espigas.

Com tradição em pequenos cultivos Mato Grosso testa variedades de trigo de sequeiro e irrigado há mais de 25 anos. Em Alto Taquari a variedade BR 18 continua sendo o material de grande potencial, com tolerância a doença bruzone e a variedade IAC 350, que apresenta boa adaptação climática, é a mais indicada para produção de massas, em especial de macarrão.

A partir de uma medida anunciada pelo governo federal em estabelecer uma política de apoio à cultura do trigo pretende-se atingir uma produção de 7,5 milhões de toneladas de trigo até 2012. A produção nacional hoje chega a 5 milhões de toneladas.

Tags:

Fonte: Gazeta Digital

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto