FAO fará reunião especial para analisar crise do trigo

Publicado em 08/09/2010 08:02
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, realizará uma reunião especial sobre as recentes altas no preço do trigo. O objetivo é tentar ajudar a evitar uma nova crise dos alimentos.

O anúncio foi feito na semana passada, na sede da FAO em Roma, na Itália.

Rússia

O encontro no próximo dia 24 terá especialistas em alimentação e representantes de governos.

Eles querem debater medidas que possam aliviar a crise nos mercados de cereais e também planejar o papel da ONU no combate ao problema.

Segundo a FAO, a alta de 5% no preço do trigo, em agosto, foi o maior aumento mensal do produto desde 2009.

Com isso, o custo foi repassado a outros alimentos. Uma das razões para a subida repentina no preço do trigo foram as secas na Rússia, um dos maiores produtores do cereal, que a partir daí restringiu suas exportações.

Condições Diferentes

O aumento no preço das oleaginosas e do açúcar ajudou a agravar o quadro.

Nesta terça-feira, o site da FAO publicou uma entrevista com o diretor-geral assistente da agência, Hafez Ghanem.

Segundo ele, o mercado de alimentos ficará mais volátil nos próximos anos, e por isso, a comunidade internacional terá que aprender formas de lidar com o problema.

Ghanem descartou uma nova crise dos alimentos como a vista entre 2007 e 2008. Para ele, as condições do mercado hoje são completamente diferentes das registradas dois anos atrás.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Rádio ONU

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Flavio Schirmann Formigueiro - RS

    MUITO BOM ESTE ESPAÇO "FALA PRODUTOR", ASSIM APREENDI QUE CERTAS ORGANIZAÇÕES COMO A FAO SEMPRE ESPALHAM NOTÍCIAS ALARMANTES SOBRE FALTA DE ALIMENTOS PARA MANIOPULAR O MERCADO DA OFERTA E DEMANDA. ESTIMULANDO PRODUTORES A PRODUZIR AQUILO QUE ELES JULGAM SER A DEMANDA MUNDIAL DE ALIMENTOS...É A VELHA FÁBULA DO "OLHA O LOBO! OLHA O LOBO!" CHEGA O DIA EM QUE VEM O LOBO E COME O ALARMISTA E NINGÉM DÁ A MÍNIMA...

    0