FAO fará reunião especial para analisar crise do trigo

Publicado em 08/09/2010 08:02
660 exibições
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, realizará uma reunião especial sobre as recentes altas no preço do trigo. O objetivo é tentar ajudar a evitar uma nova crise dos alimentos.

O anúncio foi feito na semana passada, na sede da FAO em Roma, na Itália.

Rússia

O encontro no próximo dia 24 terá especialistas em alimentação e representantes de governos.

Eles querem debater medidas que possam aliviar a crise nos mercados de cereais e também planejar o papel da ONU no combate ao problema.

Segundo a FAO, a alta de 5% no preço do trigo, em agosto, foi o maior aumento mensal do produto desde 2009.

Com isso, o custo foi repassado a outros alimentos. Uma das razões para a subida repentina no preço do trigo foram as secas na Rússia, um dos maiores produtores do cereal, que a partir daí restringiu suas exportações.

Condições Diferentes

O aumento no preço das oleaginosas e do açúcar ajudou a agravar o quadro.

Nesta terça-feira, o site da FAO publicou uma entrevista com o diretor-geral assistente da agência, Hafez Ghanem.

Segundo ele, o mercado de alimentos ficará mais volátil nos próximos anos, e por isso, a comunidade internacional terá que aprender formas de lidar com o problema.

Ghanem descartou uma nova crise dos alimentos como a vista entre 2007 e 2008. Para ele, as condições do mercado hoje são completamente diferentes das registradas dois anos atrás.
Tags:
Fonte: Rádio ONU

1 comentário

  • Flavio Schirmann Formigueiro - RS

    MUITO BOM ESTE ESPAÇO "FALA PRODUTOR", ASSIM APREENDI QUE CERTAS ORGANIZAÇÕES COMO A FAO SEMPRE ESPALHAM NOTÍCIAS ALARMANTES SOBRE FALTA DE ALIMENTOS PARA MANIOPULAR O MERCADO DA OFERTA E DEMANDA. ESTIMULANDO PRODUTORES A PRODUZIR AQUILO QUE ELES JULGAM SER A DEMANDA MUNDIAL DE ALIMENTOS...É A VELHA FÁBULA DO "OLHA O LOBO! OLHA O LOBO!" CHEGA O DIA EM QUE VEM O LOBO E COME O ALARMISTA E NINGÉM DÁ A MÍNIMA...

    0