União Europeia deve importar 17,4 milhões de toneladas de trigo, diz consultoria francesa

Publicado em 16/09/2010 15:33
Nesta quinta-feira, as exportações de trigo para a temporada 2010/11 ds União Europeia foram reduzidas para 17,4 milhões de toneladas pela francesa Stratégie Grains. Segundo a consultoria, o recuo é resultado de perspectivas de melhores produções em grandes concorrentes como o Canadá e a Austrália, além da própria concorrência com esses exportadores. 

 Ainda de acordo com as informações da Stratégie Grains, em alguns países da Europa, como a Alemanha, por exemplo, o clima úmido prejudicou a colheita. Já em locais como França e Reino Unido, a produção do cereal para moagem apresenta uma alta qualidade, o pode sinalizar uma demanda maior em 2010/11.

Quanto ao trigo soft, o total da UE deve ter uma redução de 1,8% na safra, somando 127,2 milhões de toneladas. "Embora a situação mundial de oferta e demanda permaneça confortável, a situação na UE agora está apertada", disse a Stratégie Grains.
 
Nas últimas semanas, os preços do trigo avançaram mais de 60%. Isso é reflexo das condições climáticas e da severa estiagem que atingiu a região. A alta das cotações se deu também por conta da proibição dos embarques pelo menos até o final de 2010 por parte da Rússia, o terceiro maior exportador mundial do cereal.

Tags:

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto