Trigo: Estimativas internacionais

Publicado em 16/09/2010 15:38

 

Safras

O calor extremo e a contínua estiagem estão prejudicando a produção de grãos este ano na Rússia que estima colher apenas 41 milhões de toneladas de trigo em 2010, abaixo da estimativa anterior divulgada de 41,5 milhões de toneladas. A expectativa dos produtores russos fica para que o clima umedeça e ajude no plantio de inverno da safra do cereal.

Já o Ministério de Agricultura da Argentina projeta que a produção de trigo deverá ficar entre 10 e 11,2 milhões de toneladas na safra 2010/11, em uma área que aumentou 20,4%, cerca de 4,2 milhões de hectares. Em 2009, a produção ficou abaixo de 10 milhões de toneladas, no entanto, o governo estima que a produtividade desta safra seja afetada pela estiagem no país.

 

Compras

O Ministério de Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão comprou hoje 146,786 toneladas de trigo para alimentação através de um leilão. O produto tem origem dos Estados Unidos, Canadá e Austrália e o carregamento deverá ser embarcado no mês de novembro.

A agência estatal de grãos da Tunísia abriu uma licitação para comprar 67 mil toneladas de trigo soft para moagem e 50 mil toneladas de cevada importados de países do Leste Europeu, Estados Unidos, Canadá ou América do Sul. O volume deverá ser entregue em TRE carregamentos entre 25 de novembro e 25 de dezembro e a cevada, entre 15 de novembro e 15 de janeiro de 2011.

 

Exportações

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês) divulgou hoje um saldo de vendas de 484,6 mil toneladas da safra 2010/11, referente a semana passada. Os principais compradores foram Peru, Japão, Coréia do Sul, Líbia, Indonésia, Itália e outros países não divulgados. O Egito e o Iêmen cancelaram as compras.

Na França, a consultoria Stratégie Grains projeta uma redução nas exportações de trigo da União Européia no ano-safra 2010/11 para 17,4 milhões de toneladas, já que a união de países concorre com grandes exportadores como Canadá e Austrália que estimam melhores condições para a produção mundial do cereal. Vale lembrar que os problemas climáticos na Rússia elevaram as cotações internacionais do mercado internacional.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Redação NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário